Desabafo gastronômico
Na Alemanha o café é uma bebida desconhecida. Você pode conseguir o que eles acham que é café. Uma coisa fraca, sem gosto e sem graça, praticamente imbebível. Depois de alguns meses tomando "café" alemão, a mente enfraquece, a fé vai junto e a pessoa começa a imaginar se a bebida quente e forte que tomava no Brasil não passa de mera alucinação.
A seguir vem o pão alemão: muito bonito, muito saboroso, tem estilo, mas é frio, além de duro. Existem milhares de tipos, todos realmente muito gostosos, mas nenhum tem o poder de sedução de um pãozinho francês recém saído do forno.
E vem a carne. Na Alemanha, a simples menção à palavra "carne" remete à imagem de uma bisteca de porco que não souberam cozinhar. O tal bife de porco, ou Schnitzel, vem à mesa no meio de um grande prato oval, cercado de batatas imersas em gordura. Tem o tamanho, a cor, a forma e a consistência de uma luva cirúrgica sem o polegar. É seco e tem gosto de nada.
Agora imagine uma brasileira exilada contemplando essa coisa inerte e pensando numa autêntica picanha, suculenta, ao ponto, crepitando, temperada apenas e tão somente com o bom e velho sal grosso e acompanhada por vinagrete.
Frutas frescas são distribuídas no prato como jóias, e não com a liberalidade brasileira. Goiaba? Jabuticaba? Ninguém nunca ouviu falar. Acho que as únicas árvores frutíferas cultivadas na Alemanha são macieiras. Existe até mesmo um refrigerante de maçã muito popular que os alemães insistem em afirmar que é delicioso, mas que na verdade lembra uma mistura de vinagre branco e água com gás.
Outro dia fiz um mini churrasco em casa. Tão logo comecei minha peregrinação pelos supermercados da cidade, em busca de um sincero corte de alcatra (com esforço, paciência e dinheiro é possível encontrar alcatra), ouvi comentários como "você não pretende comprar molho barbecue para a carne?" - sacrilégio!, ou "onde estão as lingüiças de sangue de porco?"
No momento em que escrevo, há meses não tenho uma refeição saborosa. Por mais que eu finalmente tenha aprendido a cozinhar, é impossível encontrar pastel de feira, carne seca ou farofa por aqui...